DENTÍSTICA
O QUE É RESTAURAÇÃO DENTÁRIA?
A restauração dentária é o processo que consiste na reconstrução de um dente danificado, seja por cárie ou por algum tipo de trauma ou fratura. O tratamento visa restabelecer as funções mastigatórias do dente e também devolver a estética perdida por causa de algum problema.
As restaurações podem ser de resina composta ou porcelana — que são materiais que se assemelham à cor dos dentes, de amálgama, uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco ou de ouro.
O processo de restauração pode ser feito na boca do paciente, no caso de cáries ou pequenos reparos, ou fora da boca, quando a reconstrução é maior. No segundo caso, é confeccionada uma peça, que é fixada no dente pelo dentista.
O tratamento de restauração dentária é indicado para casos em que o paciente está com cáries. Isso porque a deterioração é retirada com o uso de brocas e isso compromete a estrutura do dente. Então, essa parte precisa ser reconstruída para que o dente cumpra suas funções e para que não haja infiltrações por bactérias, que podem causar uma deterioração maior ainda. A restauração também é necessária quando o paciente sofre algum tipo de trauma ou fratura que comprometa a estética e a funcionalidade dos dentes.
CUIDADOS DIARIOS QUE DEVEM SER TOMADOS
Escovar os dentes e passar o fio dental após todas as refeições são hábitos que a pessoa com restauração deve inserir no seu dia a dia. Restos de alimentos entre os dentes, além de propiciarem um ambiente favorável à formação de cáries, podem danificar as restaurações existentes.
O controle na ingestão de alimentos interfere na durabilidade e boa manutenção da restauração. Além das bebidas já citadas, alimentos como chocolate e beterraba requerem uma limpeza rápida. Alimentos muito duros como, por exemplo, pipocas, castanhas, nozes e afins, exigem uma mastigação cuidadosa e, de preferência, pelos dentes não restaurados. Alimentos pegajosos devem ser evitados, pois podem grudar comprometendo ou mesmo removendo a restauração.